Acessórios criados artesanalmente em partes ou todo com peças garimpadas em sucatas de ferro velhos, oficinas, entre outros.

Rust Miner - De SC para o Mundo

Em Santa Catarina, o designer de moda Raphael Fagiolo e o profissional de marketing Léo Begin buscavam acessórios com uma pegada mais rústica e artesanal, mas era muito difícil encontrar no mercado. Começaram então a criar seus próprios colares e pulseiras. Os acessórios fizeram sucesso entre os amigos, que começaram a encomendar as peças. Nascia a marca Rust Miner, no final do ano de 2012.

A Rust Miner aceita o desafio de transformar materiais diversos em acessórios e que tenham um acabamento mais refinado, mas sem perder a essência e a história como marcas, formas e outras características que essas peças tenham adquirido com o tempo.

Vídeo conceito produzido por Planar Filmes:


O nome RUST MINER quer dizer garimpeiro de sucatas. A palavra RUST remete também à rusticidade, característica da marca. O termo MINER se deve ao garimpo de materiais em diversos lugares, uma busca constante para criar produtos sempre inovadores e diferenciados. Quase uma ‘caça ao tesouro’. E o resultado, vocês podem ver, é surpreendente.

 

A marca que nasceu criando produtos Upcyling e com vendas focadas no varejo, fez uma pausa no final de 2017 e ressurgiu repaginada, atuando atualmente no atacado e criando produtos tanto Upcycling quando Downcicling. Utilizando como parte de sua matéria prima materiais que estão no fim de sua vida útil, da forma em que foram descartados (up), para dar a eles nova utilidade, ou processando materiais descartados(down) para criar novos produtos.Os sócios são fascinados por objetos e lugares antigos e abandonados, e esse gosto peculiar por coisas ‘com história’ fica impresso nos acessórios, colares e pulseiras, brincos e também em peças de decoração. As peças são criadas artesanalmente com materiais garimpados entre sucatas de ferro-velho, oficinas e antiquários, além de materiais industriais adquiridos em lojas ferragens e matérias de construção e indústria em geral.

Como os joalheiros trabalham o ouro e prata brutos e as pedras raras, extraídos nos garimpos, a Rust Miner lapida engrenagens, arruelas, porcas, tecidos, fibras, borrachas e couros sem uso e os transforma em acessórios com características refinadas e únicas.


História

A Rust Miner nasceu na cidade de Jaraguá do Sul - SC, teve sua primeira exposição ao público no dia 28 de Junho de 2013 no "Tienda de Ideas" na Lagoa da Conceição em Florianópolis, em 2015 os criadores apostaram numa mudança para Florianópolis, porém em 2017 foi necessário dar uma pausa para se reorganizar e reestruturar, atualmente sediada em Timbó-SC, a marca que sempre transformou produtos no fim da vida útil em novos produtos, precisou se reinventar, e como uma fênix ressurge oficialmente no dia 17 de Abril de 2018 no Minas Trend. A marca mantém seu DNA de sustentabilidade, porém com nova estratégia de negócios focada no atacado e tendo em seu mix, produtos de criação escalonável. 


 Grandes Momentos

  • 2015 - Criações foram selecionadas e expostas na Bienal de Design;
  • 2016 - Marca foi indicada pelo SEBRAE para representar SC no SPFW no espaço FFWShop;
  • 2016 - Desfile e Workshop no curso de moda da USP no evento internacional Fashion Connection;
  • 2016 - Pela história da marca, o sócio fundador Léo Begin, foi escolhido pela Nissan para ser um dos condutores da Tocha Olímpica, durante as Olimpíadas 2016;
  • 2016 - Equipe Rust Miner participa de um Talk durante o ONDM - O Negócio da Moda, maior evento de compartilhamento de inteligência de moda do país.
  • 2017 - Novamente selecionada para expor no SPFW, foi escolhida pela Marca Ratier para complementar seus looks no seu desfile Ver nossas criações desfilando na passarela do maior evento de moda do país foi um dos momentos de grande emoção;
  • 2017 - Em Novembro de 2017, a marca dá uma pausa;
  • 2018 - A volta da marca acontece em grande estilo: no mês de Abril durante a maior feira de modas do país: O Minas Trend, uma Rust Miner repaginada e preparada para novos desafios;

News

  • A história da marca e seus produtos foram pautas em mais de 50 canais diferentes: Blogs, jornais, revistas, Youtube... Você pode ler algumas aqui

Palestras, Feiras, Eventos e Workshops

Locais onde já estivemos:

  • Feiras / exposições
    • SC: Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Pomerode...
    • SP: USP;
    • RJ: O Cluster;
    • Paraná: Curitiba, Cianorte;
  • Palestras e Workshops
    • SC: Jaraguá do Sul, Florianópolis, Joinville, Camboriú; Criciúma, Blumenau;
    • SP: São Paulo;
    • Pr: Cianorte

Rust Miner por Patrícia Lima:


Rust Miner por Cris Guerra:

"Sou fã de quem transforma o que aparentemente não tem valor em algo que salta aos olhos. Imagine transformar uma câmara de pneus sem uso em um belo colar com pegada punk. É o que fazem os criadores da Rust Miner, marca de acessórios descolada e cujo processo de fabricação dá um show de sustentabilidade."

Ouça o áudio da Cris: